A trilogia da vida.

Vamos imaginar que os 3 pés que sustentam a saúde são o fisiológico, o mental e o espiritual. Os chineses, cuja cultura dá incrível importância à saúde, dão o seguinte ensinamento aos seus filhos: a saúde é o numero 1, na série de acumulações possíveis que temos na vida. Se, além de saúde, você tiver amigos, acrescente um zero depois do número 1. Na mesma linha de raciocínio, acrescente um zero ao número 10 a cada nova conquista, como um bom salário ou sucesso profissional e assim por diante (1,10,100,1000?).

Desta maneira, as crianças chinesas aprendem a se sentir, mentalmente, bilionárias. Aprendem a tratar cada avanço da vida, seja concluir o ensino médio, a compra do primeiro carro ou uma promoção no trabalho, com a diferença de um zero. Mas que, ao ser acrescentado ao sólido número um, a saúde, lhe torna poderoso. Nesta mesma filosofia, os pais pregam a importância da saúde na vida de uma pessoa: ?filho, se você não tiver saúde, o que acontece? Você não tem aquele número 1 na frente. Só zeros?.

Robert Wong coloca em seu livro um capítulo sobre a trilogia da vida: ?o que adianta ter amigos, dinheiro, poder, família e todo resto, sem ter saúde? Sem o número 1 da equação, para dar-lhes significado? Aquele número um que pode parecer tão pouco, é o que no fundo e no futuro dará significado e valor a toda sua vida?.

Qualquer um percebe o quão difícil é manter a saúde física sem manter a saúde mental e espiritual. Sua mente o ajudará a aprofundar o autoconhecimento que, como consequência, o tornará autoconfiante. Ao se sentir autoconfiante, passará segurança, conseguindo se aprofundar no presente, alcançando uma maior eficiência e criatividade. Eficiência e criatividade que transformarão suas atitudes e sua positividade, que o fará ver dificuldades como oportunidades, alcançando assim, o seu sucesso.

A base de tudo está no equilíbrio que, de certa forma, começa com a saúde, não só física, como mental e espiritual. Não espere uma notícia ruim para começar algo que deveria entrar como o número 1 da sua lista.