Alimentação vegetariana exige cuidados específicos

Alimentação vegetariana exige cuidados específicos

É importante se atentar às necessidades de proteínas no organismo

Há certamente muitos benefícios para a inclusão de mais plantas, nozes, sementes e leguminosas em sua rotina. Um comer mais consciente quanto ao cuidado com nossa natureza e nossos animais também pode trazer uma grande satisfação. E sim, é possível, muitas vezes, adaptar seu corpo e manter sua saúde e performance com uma alimentação vegetariana.

Tenho como obrigação dizer que ser vegetariano significa ter um cuidado muito específico com sua alimentação, e que não ser vegetariano, não quer dizer que não existe compaixão para com os animais e nosso mundo. Evitar desperdícios, optar por produtos orgânicos e priorizando o consumo de carnes de empresas que sabem ter uma filosofia diferente quanto à criação de seus animais, também pode nos trazer satisfação.

?Ser vegetariano? pode ser uma filosofia de vida para alguns, assim como um controle alimentar para outros, ou ainda uma religião. Por favor, não estou aqui para questionar ou colocar meu parecer quanto a nada disso. Mas sim para abrir um pouco os olhos de quem está aderindo a esta prática em sua vida, sem o cuidado necessário para manter sua saúde.

Caso você tenha, ou está considerando uma abordagem vegetariana, é importante perceber que as suas necessidades de proteínas não podem ser satisfeitas simplesmente por comer tofu ocasionalmente ou jogando alguns grãos de bico na salada. O músculo esquelético humano está em constante fluxo, e se o seu consumo alimentar não for de acordo com seu treino, sua rotina e sua estrutura, a “conta bancária” vai para o negativo com muita facilidade. Como resultado, você não irá maximizar suas chances como atleta. Na realidade, ser um indivíduo ativo com metas de desempenho, e seguindo uma dieta vegetariana é um trabalho difícil. Isso é, pelo menos, até que seu metabolismo se adapte às mudanças, se tornando o novo normal.

Temos alguns exemplos de atletas vegetarianos de excelência. No entanto, é necessário manter foco em acoplar os alimentos certos no momento certo. Muitas vezes as fontes de proteínas são incompletas e faltam alguns aminoácidos importantes. É importante misturar estas proteínas incompletas em conjunto para assegurar o equilíbrio de aminoácidos adequados como, por exemplo, arroz e feijão. É aí que um nutricionista do esporte deve ser procurado, para tirar o seu trabalho de suposição.

Falamos bastante do aporte de proteína, que é um dos maiores receios de atletas vegetarianos, porém muitas vezes falta a atenção quanto a certas vitaminas e minerais imprescindíveis à sua saúde e com grande importância na sua performance. Devemos dar uma atenção especial ao ferro, vitamina B12, cálcio, zinco e cobre, além do ômega três. Componentes estes que sabemos ter uma maior necessidade quando existe uma rotina intensa de exercícios.

http://webventure.com.br/h/noticias/alimentacao-vegetariana-exige-cuidados-especificos/34029