O verão é época de praticar mais exercícios e ter contato com a natureza e o trekking é uma ótima opção para curtir parques e regiões por todo o país. Para curtirmos todo o percurso, os estoques de energia devem sempre estar cheios.
Antes do trekking
O lanche antes da caminhada também é essencial para que possamos atingir nossa melhor performance. Quando este lanche ocorre uma hora antes do treino, devemos comer carboidratos, de médio e baixo índice glicêmico, como algumas frutas, pães, geleias e até queijo ou iogurte magro. Caso só possa comer dez minutos antes do treino, a melhor opção são carboidratos de alto índice glicêmico, como por exemplo, mel e algumas frutas, porém a frutose, açúcar da fruta, pode causar desconforto gástrico, então fique esperto.
Um dos grandes aliados para quando não conseguimos nos alimentar com antecedência, são os carboidratos em gel e a maltodextrina, que deve ser diluída em água. Ambos são carboidratos com médio e alto índice glicêmico, ou seja, que são rapidamente absorvidos, e muito práticos na forma de consumo.
Durante o trekking
Todo treino/passeio com duração maior que 60 minutos, deve ser acompanhado de alguma fonte de energia. Os treinos longos, que normalmente são outdoor, ainda tem a influência de fatores ambientais como o sol e o vento, que podem fazer com que você perca ainda mais líquido, tornando necessário a reposição dos eletrólitos perdidos no suor.
Costumo recomendar uma fonte de carboidrato, de média ou alta absorção, a cada 30-45 minutos, a fim de repor a energia necessária para que você não perca rendimento no treino. Intercalar sachês de carboidrato com maltodextrina, diluída na proporção correta, ou bebidas esportivas, pode ser uma boa combinação. Se a sua modalidade permitir, as frutas também são ótimas fontes de energia rica em água.
Caso o percurso dure mais de duas horas, é interessante colocar um salgado no meio, pois vai chegar uma hora em que seu paladar irá recusar o sabor doce.
Uma boa opção são bolachas com pacotes individuais salgadas, ou sanduíches com pão branco e patê de grão de bico ou algum queijo magro.
Caso não esteja com a maltodextrina ou alguma bebida esportiva, é possível colocar um pouco de sal no sanduíche, se a água for abundante. Além de repor a perda se sódio do suor, você ainda auxiliará o corpo a manter uma boa hidratação.
Lembre-se que os integrais não são uma boa opção nesta hora, pois precisamos de energia rápida, a não ser que o ritmo seja de passeio.
Abaixo estão listados alimentos interessantes para serem levados para sua viagem.
Snacks para serem consumidos a cada 40-60 minutos:
– Bananinha de Paraibuna
– Biscoito salgado com pacote individual tipo club social, seu dia, equilibri, etc.
– Frutas secas
– Cookies
– Pão com geléia ou mel
– Barras de cereais
– Frutas
– Azeitonas (cuidado com a quantidade devido a alta porção de sódio!)
Snacks para serem consumidos nas grandes paradas:
– Sanduíches salgados (tomate, frios, um fio de azeite e um pouco de sal).
– Sucos
– Mix de oleaginosas (cuidado com a quantidade, por serem ricas em gorduras, se consumidas em excesso podem causar alguns desconfortos gástricos durante a caminhada)
– Muita água
Fonte: